Olá, muito prazer, sou Andressa Ramos.

Paulistana, tenho 31 anos, sou casada com um cara incrível e mamãe de            um mocinho extraordinário, o Bernardo - o mocinho aí na foto.

me acompanhe

nas redes

A fotografia sempre foi algo muito fascinante pra mim, lembro que implorava para poder fotografar com a máquina da família, só queria tirar fotos pela casa - eu só tinha 7 anos.

Revirar as gavetas de fotos no guarda-roupas dos meus pais, atrás de reviver lembranças, era uma aventura perigosa e prazerosa.

Você pode estar pensando... “Ah, então você já iniciou sua carreira na sua profissão dos sonhos bem novinha.” Mas, a resposta é: não!

Naquela época, talvez, a fotografia fosse um hobby, uma paixão de infância, um sonho que parecia muito distante de ser realidade, de tornar minha profissão. Então, em 2014, escolhi cursar Recursos Humanos [o famoso RH].

Fiz um ano do curso, trabalhei na área, mas sentia que não era o meu lugar. Até que a vontade de estudar a fotografia bateu forte por aqui e escolhi me aprofundar naquilo que, até então, ainda era algo que parecia tão distante, mas que poderia ser um caminho para minha realização pessoal e profissional.

Mudei meu rumo, fui cursar produção publicitária, focada nos dois primeiros semestres do curso, só porque tinham aulas de fotografia. E esse foi meu primeiro contato com esse universo mágico da fotografia. 

Estudar a história da fotografia, a fotografia como arte, ter o primeiro contato com estúdios fotográficos, com equipamentos profissionais e com profissionais da área, foi uma virada de chave tão grande, que mudou minha visão de mundo e trabalho.


Me formei em Produção Publicitária pela Universidade Anhembi Morumbi em 2016 e logo fui me especializar na fotografia para fazer com maestria o que seria então minha profissão.


Em 2017, na escola Fullframe, estive com fotógrafos extraordinários que me possibilitaram aprofundar em vários campos da fotografia e que me fizeram enxergar as diversas oportunidades da área. Foi aí que tive a iniciativa de montar meu primeiro estúdio fotográfico em São Paulo. 


Com foco em famílias, no estúdio, foram muitos ensaios de família, infantis, smash the cakes, temáticos, entre outros. Fora do estúdio, os eventos também me enchiam o coração de felicidade – fotografei aniversários, casamentos, pedidos de casamentos, casais e muito mais....


Eternizei muitas histórias. Conheci muitas pessoas incríveis com histórias admiráveis.

Mas, como nem tudo é sempre tão lindo, em 2019, uma tentativa de assalto no estúdio me fez repensar sobre alguns pontos importantes, como o financeiro, a segurança, a distância que percorria para estar no estúdio todos os dias.

Então decidi trazer o estúdio para mais próximo de casa e, em parceria com uma amiga, inauguramos na cidade de Arujá/SP.

Para minha felicidade, quando estávamos de mudança para o novo espaço, descobri que estava grávida do Bernardo. Imagina o misto de emoções...

Mudança feita, estúdio funcionando com ensaios e mais ensaios, gestação acontecendo super bem, clima de final de ano maravilhoso, uma semana para o Natal, em um domingo que era pra ser tranquilo, outra tentativa de assalto.

Fique sem chão!

Graças a Deus não estávamos no local e não levaram nada. Mas, e o emocional de uma gestante de cinco meses, como ficou? A sensação de vulnerabilidade era muito maior que a vontade de continuar, então decidimos fechamos o estúdio.

Concluí minha agenda de eventos nos dois primeiros meses de 2020, em março vem a pandemia que você já sabe exatamente como foi.

Gosto de pensar que nada acontece por acaso, sempre tem a mão de Deus, então, me sinto muito feliz e abençoada por ter fechado o estúdio e ter me permitido viver a maternidade, ainda mais naquele período desafiador em que pessoas partiam e meu filho acabara de nascer.


Meus últimos quatro anos foram dedicados ao papel de mãe do Bernardo, com participações especiais como esposa, amiga, colega, irmã, filha, entre outras... Estar distante dos registros fotográficos foi desafiador, mas foi uma pausa necessária que me proporcionou um profundo mergulho em mim.

Em 2022 voltei a estudar, fiz mais uma especialização na Fullframe, agora com a Profa. Dra. Simonetta Persichetti, grande fotojornalista, crítica fotográfica, que me fez enxergar novamente a fotografia muito além do meu universo.

Foi mais uma explosão de conhecimento e descoberta!

Então escolhi retornar, aliás [re]começar a minha jornada de propósito na fotografia.


Estou aqui abraçando essa nova fase, com a cabeça fervendo de ideias, o coração transbordando de alegria e com a certeza de que devo eternizar mais muitos momentos inesquecíveis na vida de muita gente.

Ufa, acho que consegui te contar um pouquinho da minha vida até aqui. 

E, se você chegou até aqui, receba toda minha gratidão pela oportunidade de poder te contar parte importante da minha história e, sobretudo, pelo seu tempo.



Mas, e você, topa fazer parte desse meu [re]começo?

Espero seu contato para nos conhecermos pessoalmente e, quem sabe, fazer um registros fotográficos por aí...